http://img233.imageshack.us/img233/4972/novadireita15tl.jpg

quinta-feira, junho 29, 2006

Sócrates governa à direita?


Apesar de o PS ser um partido de esquerda ou centro-esquerda, há muitos portugueses que consideram que este Governo está a seguir políticas de direita.

Segundo uma sondagem Correio da Manhã/Aximage, a maioria dos portugueses, 33,5 por cento, classifica as políticas seguidas pelo Governo de José Sócrates com sendo de esquerda ou centro-esquerda. Mas 27 por cento consideram que o Executivo segue uma orientação de direita ou centro-direita. Enquanto 11 por cento vêem este Governo ao centro.

Dentro do eleitorado socialista, a percentagem de eleitores socialistas que classifica o Governo como de direita até é superior aos que dizem que é de esquerda: 17,6 por cento contra 14 por cento.

Os eleitores do CDS-PP não têm grandes dúvidas sobre o caminho seguido pelo Executivo: 31,6 por cento afirma que é um Governo com políticas de direita.

No lado oposto, os comunistas respondem na mesma linha que os democrata-cristãos, com 26,1 por cento dos inquiridos a insistir que Sócrates governa à direita.

No PSD aponta-se para o centro-esquerda, com 24 por cento a defender esta orientação. Mas 23 por cento dos inquiridos sociais-democratas classificam-na de esquerda. Uma diferença de apenas um por cento.

Como o PS é um partido conotado com a ideologia de esquerda e centro-esquerda, o facto de ser visto à direita por tantos portugueses pode ser explicado por algumas medidas governamentais, como a mobilidade na Função Pública, as novas regras de cálculo das pensões e o aumento da idade de reforma.

Retirado do Portugal Diário.