http://img233.imageshack.us/img233/4972/novadireita15tl.jpg

domingo, outubro 15, 2006

O primeiro fim da História


Quase todos os povos – a começar pela França – possuem cadáveres nos armários.

Há exactamente 200 anos, em Jena, e verificando o triunfo napoleónico sobre o Exército prussiano, o filósofo Hegel escrevia sobre o evidente “fim da história”. Esmagando as tropas de Frederico Guilherme, do duque de Brunswick, do príncipe Holenhoe e do general Von Ruchel, as águias da nova revolução francesa impunham uma nova ordem na Europa. Parecia eterna.

Lembrei-me disso quando ouvia as palavras do chefe do Estado-Maior do Exército inglês, Richard Dannatt, explicando que é tempo de começar a pensar em maneiras de sair do Iraque.

As discussões dão-se também em Washington, e tornar-se-ão mais prementes depois das eleições de Novembro, se as duas câmaras mudarem de mãos. A política ocidental no Iraque não pode ser motivada pela ilusão do fim da história, nem pela teimosia, nem pelo dogma. E os iraquianos são, presumivelmente, suficientemente crescidos para tratar de si. Se não forem, devem requerer, a qualquer tribunal internacional, um tutor permanente.

MEMÓRIA E PALAVRA (1)

Desde há muito que se formou o consenso, dentro e fora da Turquia, sobre o sofrimento dos arménios, pelo menos desde o termo das guerras com a Rússia, no fim do século XIX, até 1923.

Um tribunal marcial de Ankara declarou culpados, em 5 de Julho de 1919, vários membros supremos do Partido Ittihad, Terakki e do CUP (instituições fundamentais da facção antiliberal do movimento Jovem Turquia), pelos excessos praticados contra a nação arménia. Os acusados incluíam o ex-primeiro-ministro Mahmet Talaat Paxá, e os ministros da Guerra, da Marinha e da Cultura, entre outros. Os actos referenciados tinham sido praticados em 1915, e as condenações à morte foram proferidas.

Tratou-se de ‘genocídio’, ordenado pelo Estado turco, ou de actos de deportação, perseguição e assassínio, perpetrados por facções e bandos imperiais, nacionais e locais? Tratou-se de um plano concertado e pensado, ou de um conjunto de actos com causas várias?

E como foram tratados os arménios, na experiência da URSS?

MEMÓRIA (2)

Em suma, é importante discutir, redescobrir e reconhecer o passado. Nenhuma norma deve impedir essa busca, essa dúvida, esse processo. Sendo assim, a lei francesa que criminaliza quem ‘negar’ o genocídio arménio, não é menos imbecil do que as leis turcas que interditam a menção do mesmo.

Se começarmos a olhar para o passado, quase todos os povos – a começar pela França – possuem cadáveres nos armários.

A pilhagem napoleónica na Europa e no Mundo, o massacre dos contra-revolucionários da Vendeia, a repressão da Comuna de Paris (pelo Exército imperial derrotado em Sedan, providencialmente libertado pelos alemães para ‘repor a ordem’ na capital) são apenas alguns desses momentos.

Por outro lado, os políticos franceses que querem ajustar contas com a Turquia actual, e impedi-la de aderir à UE, deviam ser mais sinceros nos argumentos. Não vale a pena culpar os netos pelos pecados dos avós.

Nuno Rogeiro

Retirado do Correio da Manhã, 15 de Outubro de 2006.

1 Comments:

At 5:32 da tarde, Blogger Francisco Rodrigues dos Santos said...

Caros Amigos,
Sou um leitor assíduo das vossas posições referentes às efemérides estaduais. Daí que considere oportuno fazer um reparo a V.as Excelências, no que diz respeito ao facto de não ver mencionado na faixa lateral referente à "Defesa da Pátria", o nome do Colégio Militar - ou mesmo da sua Associação de Antigos Alunos.
Esta Instituição Militar de ensino, fundada em 1803, conta 204 Anos de História e Tradição fundada nos costumes Portugueses. De seu lema "Servir" (Portugal), percorreu com inegualável magnificiência e altruísmo Patriótico os tempos da Monárquia - contando com a presença de figuras da Família Real Portuguesa nos seus quadros de Antigos Alunos - persistindo, até hoje, em ambiente Democrático. Lá entraram meninos e saíram Homens, 5 Presidentes da Republica: Costa Gomes, Craveiro Lopes, Spínola, Gomes da Costa, Óscar Carmona (sem qualquer tipo de ordem cronologica).
O reconhecimento público pelos altos serviços prestados à Nação traduz-se na atribuição da Bandeira Nacional - Estandarte Nacional em 1888 e nas numerosas e valiosas condecorações nacionais e estrangeiras que ostenta. É de salientar que se trata do Estandarte Nacional mais condecorado do País.
Por toda a preponderância conseguida ao longos dos tempos na elevação do Bom nome de Portugal, é - apesar de alguma falta de infromação que agora restabeleço - oportuno que passe a vigorar o nome do Colégio Militar neste espaço dos Portugueses.

Grato pela Vossa Atenção,

Depeço-me com consideração

 

Enviar um comentário

<< Home