http://img233.imageshack.us/img233/4972/novadireita15tl.jpg

domingo, agosto 06, 2006

Erros e missões


Seguindo os conselhos dos críticos, e colhendo os frutos do chamado ‘Projecto Yatah’ (sobre operações de baixa intensidade em meio urbano), o contestado chefe de Estado Maior israelita, Dan Halutz (que fora, significativamente, o comandante da aviação), decidiu começar a usar mais incursões terrestres.

Com todos os riscos para os soldados empenhados (lembremos Setembro de 1997), só aquelas permitem distinguir combatentes e civis, e dissipar a ideia de que a ‘Operação Mudança de Direcção’ é um mero exercício de cega destruição aérea.

Claro que as acções de comandos, como o batalhão Egoz em Baalbek, em busca de uma ligação crucial entre o Hezbollah e o Irão, Mohamad Yazbek, ou o mítico ‘Shai 13’ em Taibe (Tiro), procurando mísseis de longo alcance, precisam de excelentes informações no terreno.

Informações, e não meros rumores, como a indicação de que o ‘Partido de Deus’ recebera 16 mísseis Zelzal 3, com 400 quilómetros de alcance, capazes de atacar a central nuclear de Daimona.

- Na crise do Médio Oriente, pode dizer-se que a Europa tem mais olhos que Barroso. França, Espanha, Itália, Turquia, possuem iniciativas próprias, Blair quer “repensar um eixo de moderação” (words, words, words), e o quixotesco Só-lana fica a falar só-zinho. Super-poder, ou o rato que ruge?

- Chama-se, no jargão astrofísico, Oph 1622. A muitos anos de distância das constelações mais remotas, é um local de nascimento cósmico. Foi aí que os cientistas descobriram dois ‘planemos’ (meio estrelas, meio planetas), gémeos, girando em torno um do outro. Não sabemos o que não sabemos.

- A subida das taxas de juro do BCE aumenta a ansiedade das famílias europeias (sobretudo inglesas e meridionais), atoladas em dívidas. Onde vamos parar?

Nuno Rogeiro

Retirado do Correio da Manhã, 06 de Agosto de 2006.