http://img233.imageshack.us/img233/4972/novadireita15tl.jpg

sexta-feira, julho 28, 2006

Fall River inaugurou réplica das Portas da Cidade de Ponta Delgada


Fall River, a cidade mais açoriana da Costa Leste dos Estados Unidos, aproximou-se ainda mais dos Açores ao albergar uma réplica em tamanho real das Portas da Cidade de Ponta Delgada

"A construção das Portas da Cidade assinala um dia histórico nos percu rsos das duas cidades geminadas que transcende as nossas gerações e traduz a ten acidade de um povo - o povo açoriano", afirmou Berta Cabral, presidente da Câmar a Municipal de Ponta Delgada, durante a cerimónia de inauguração do monumento, no passado fim de semana.

De acordo com a autarca, a edificação das Portas da Cidade em Fall Rive r, estado de Massachusetts, representa ainda a concretização de um objectivo da geminação, com 28 anos de existência, entre as duas cidades.

A presidente da Câmara explicou que não foi fácil transportar uma répli ca em tamanho real das Portas da Cidade para os Estados Unidos, mas considera qu e "valeu a pena realizar esta grande obra, carregada de um enorme e profundo sim bolismo para todos os que residem na Costa Leste dos Estados Unidos".

Berta Cabral aproveitou a ocasião para defender o intercâmbio empresari al entre Ponta Delgada e Fall River, sublinhando que a construção daquele monume nto é a "evidência da mútua vontade do estreitamento de relações políticas, econ ómicas, culturais e sociais entre as duas maiores cidades 'açorianas' geminadas" .

Por seu lado, o "mayor" de Fall River, Edward Lambert, reconheceu o sim bolismo histórico que a construção do monumento representa para a cidade mais açoriana da Costa Leste dos Estados Unidos.

O responsável distinguiu ainda Berta Cabral com o título de cidadã hono rária de Fall River "pelo enorme esforço despendido na cooperação e pelos contri butos que tem dado para a consolidação dos laços que unem as cidades irmãs de Fa ll River e de Ponta Delgada".

A inauguração das Portas da Cidade de Fall River contou também com a bê nção do padre Gastão Oliveira e com a presença de várias individualidades portug uesas e norte-americanas.

A réplica das Portas da Cidade foi uma iniciativa da Câmara Municipal d e Ponta Delgada, do "mayor" de Fall River e de empresários das duas cidades.

Metade dos cerca dos cerca de 90 mil habitantes de Fall River é descend ente de portugueses, sobretudo dos Açores.

Lusa

Retirado do Açoriano Oriental, 25 de Julho de 2006.